Uma reflexão para mentes e corações abertos

O verdadeiro amor, é tudo que importa

loveoneanother

Depois de 4 meses sem tempo para escrever, consegui um tempo para falar algo importante neste pequeno espaço virtual. Estive pensando sobre prosseguir com este weblog, pois já não vejo mais necessidade de falar sobre muitos assuntos ligados à bíblia e até sobre o evangelho de Jesus Cristo. As boas novas de Jesus é uma mensagem muito simples, não precisa de muitas palavras, basta realmente entender o que é o verdadeiro amor.

A definição perfeita do amor se encontra na carta que o apóstolo Paulo escreveu à comunidade de seguidores de Jesus Cristo (igreja) na cidade grega de Kórinthos (Κόρινθος):

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha” – 1 Coríntios 13:4-8

Mas por estes dias tenho pensado que sendo Deus o próprio amor, esta descrição não diz apenas sobre o conceito de um sentimento, mas também é a própria descrição de Deus. Tudo bem, talvez os teólogos discordem do que estou falando, mas isso para mim não é relevante, com todo o respeito à opinião alheia. É apenas a minha opinião em particular, algo que sinto no meu coração, no meu espírito. E sinceramente, os intermináveis debates sobre interpretações dos textos bíblicos, para mim não vejo quase nenhum benefício, apenas a complicação de algo que é muito simples, algo que é a única coisa que realmente importa, o verdadeiro amor.

A instituição administrada pelo ser humano que se convencionou chamar de igreja, eu realmente não tenho confiança. Talvez nem todos saibam, mas a palavra igreja veio do grego ekklesia (Εκκλησία), meramente significa uma assembléia popular. Os discípulos de Jesus Cristo se reuniam para conviver, compartilhar os ensinamentos de Jesus, assim como ter comunhão entre si, cantando para Deus, repartindo o pão e tudo mais. Bem distante de uma instituição cheia de normas, cargos e burocracia. Apenas havia um conjunto de condutas para que o grupo fosse organizado, afinal como seria se todos resolvessem falar ao mesmo tempo? Com o tempo o ser humano começou a se distanciar do princípio simples da igreja de Jesus Cristo, ficando tão complexo como um ministério legislativo, executivo e judiciário.

Essa complicação é a mesma que os fariseus criaram em torno da vontade de Deus e que Jesus chamava seus sacerdotes de hipócritas, pois como se tornou notório, esses líderes espirituais colocavam obstáculos e normas as quais eles mesmo não suportavam, mas queriam que o povo cumprisse, ou seja, pimenta no dos outros é refresco. E em pleno século XXI, num país liberal como o Brasil, onde há liberdade para existir qualquer organização que trata de assuntos espirituais, o ser humano repetiu a dose dos fariseus. Só que a ironia disso, é que já fazem 2 milênios que a Nova Aliança foi consumada com o próprio sangue de Jesus Cristo, a Nova Aliança da Graça, do Amor, da abolição da lei do Antigo Testamento, onde as pessoas tinham que fazer por merecer o favor de Deus. Eu estaria perdido, pois não haveria o que pudesse fazer para merecer o que Jesus me oferece hoje em dia.

Bom, por enquanto é só isso que tenho a dizer por hora. Depois comentarei sobre outros assuntos pendentes para que eu não precise mais falar sobre eles, pois o mais importante é praticar a regra de ouro do evangelho de Jesus Cristo:

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” – 1 Coríntios 13:12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s