Uma reflexão para mentes e corações abertos

Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.

Luto

“E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.” – Marcos 10:18

Complicada a situação, Jesus dizendo isso então, o que fica para nós? A maioria das pessoas julga ser uma boa pessoa pelo fato de não matar e não roubar, mas isso nos parâmetros do código penal humano. Mas no parâmetro espiritual, já cometemos muitos roubos e assassinatos pelos nossos pensamentos e palavras proferidas. Exemplo? Quando falamos mal de alguém, não importa o quanto perversa essa pessoa seja, quando alimentamos o ódio por alguém, não importa a crueldade desse alguém, estamos agindo como verdadeiros homicidas. Quando mentimos para alguém, estamos roubando a verdade, quando omitimos informações, lá estamos agindo de forma criminosa.
Nesta manhã, veio a notícia do falecimento de Alexandre Magno Abrão, conhecido como Chorão, da banda Charlie Brown Jr. Eu nunca escondi minha opinião sobre a banda, e muitas vezes disse que detestava a música deles. Ainda não gosto da banda, mas já a alguns anos atrás, cerca de sete anos, já não detestava, apenas não me despertava nenhuma vontade de apreciar aquela música. Um amigo que também não gostava do grupo, me disse que ultimamente o Charlie Brown Jr. tinha evoluido musicalmente e que tinha notórias influências de bandas que gostamos. Pois é, acabei ouvindo algumas músicas, na maioria de forma involuntária e constatei a afirmação do meu amigo. Então desenvolvi um modo de tentar respeitar a banda e pelo menos não mais ficar falando mal deles. Quanto ao Chorão, a pessoa principal da banda, pouco sabia sobre ele e as vezes que deparava com suas afirmações que eram veiculadas nas midias, muitas delas eu não gostava mesmo e continuo não gostando. Mas quem era o Chorão? Na verdade, quem era Alexandre Magno Abrão?
Eu só sei que o Chorão morreu no fim da madrugada deste dia, quarta-feira 06/03/2013 aos 42 anos de idade e as circunstâncias de seu óbito ainda vão começar a ser investigadas pela polícia. Ao saber de sua idade, constatei que eramos praticamente da mesma geração, quase da mesma idade. Isso apenas tornou o Chorão mais próximo a mim, sem contar que somos seres humanos iguais como os outros no restante do mundo. Poderia ter sido eu, algum amigo meu, algum conhecido meu.
Fiquei sabendo porque os noticiários matutinos da televisão estão divulgando a notícia. Ao acessar o serviço de relacionamento pessoal que é o mais usado neste país, já deparei com alguns comentários sobre esta notícia. Alguns pesares e homenagens póstumas e piadas à respeito.
Olha aí a irreverência do povo brasileiro que o pessoal se orgulha tanto! Até eu, quando era mais novo, já compartilhei de piadas sobre a morte de um ícone nacional. Hoje vejo o quanto fui insensato. Depois pensei se aquelas piadas tivessem chegado aos ouvidos de pessoas próximas e quanta dor isso causaria. Como fui idiota!
Não é porque o Chorão morreu que eu vou começar a falar que ele era um cara incrível e coisas do gênero. Continuo a não sentir a menor vontade de ouvir a música do Charlie Brown Jr. e continuo a discordar de algumas de suas opiniões que foram registradas pelos meio de comunicação. Assim como continuo não gostando do grupo Mamonas Assassinas, continuo discordando das condutas e atitudes de Osama Bin Laden e entre os vivos, Silas Malafaia, Marco Feliciano, Edir Macedo, Estevão Fernandes, Valdemiro Santiago, etc.
Então eu vejo pessoas tirando sarro sobre a morte do Chorão e ele nem ainda teve um velório. Sei lá viu, aí eu pergunto para a pessoa que está fazendo piada do Chorão agora: O que você acha se fizerem piada quando sua mãe ou parente ou ente querido morrer?
Hugo Chavez também morreu apoucas horas antes de Chorão. Ele também foi alvo de piadas e frases terríveis, como: “Já foi tarde”, “Ainda bem que morreu”, “Graças à Deus!” (?!). Não importa o que ele fez, também não concordo com a maioria de suas atitudes como dirigente de um país (e não importa se ele foi um ditador ou não), mas Chavez era um ser humano igual a mim, tinha família e pessoas que o amavam.
O que me importa, é que aprendi com Deus, meu Pai Celestial, o que é ter misericórdia e compaixão, o que é amor de verdade. As palavras de Deus me ensinaram o que é correto e o que devo cultivar na minha mente e no meu coração.

“Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?”  – Ezequiel 33:11

Chorão e Hugo Chavez já não tem mais parte com esse mundo, seus olhos não podem mais ver e seus ouvidos não podem mais ouvir, suas memórias, suas consciência  já se foram, onde estão agora, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Peço ao Espírito Santo de Deus, que console os que choram pela morte deles e tenha misericórdia daqueles que não tem compaixão por essas mortes, pois não tem entendimento. Que assim seja.theg

E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Marcos 10:18
E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Marcos 10:18
E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.
Marcos 10:18

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s