Uma reflexão para mentes e corações abertos

São Jorge X evangélicos

ImagemMais uma vez os cristãos estão envolvidos em um conflito com o mundo televisivo. Eu realmente não me aprofundei no assunto, mas pelo que sei superficialmente, os meus irmãos em Cristo iniciaram protestos nas redes sociais digitais e weblogs para os evangélicos boicotarem a nova trama escrita por Glória Perez, porque dizem que a novela faz adoração à Ogum, que é identificado como São Jorge.

Então não sei porque motivo, a autora se manifestou com a seguinte frase: “E penso que, em casos assim, o pessoal da imprensa deveria seguir o sábio conselho do Millôr Fernandes: ‘Não se deve ampliar a voz dos imbecis’”, dizendo que os protestos são de interesse comercial e apelam mais para o fundamentalismo. A questão de interesse comercial creio que se deve ao fato da Record também está batendo de frente com a novela global. O canal colocou no ar, também nesta segunda-feira, a reprise da minissérie ‘Rei Davi’, exatamente no mesmo horário da trama da concorrente, às 21h. O próprio bispo Edir Macedo faz campanha em seu blog contra a nova novela. Fonte ligada à Universal disse à coluna da Folha que pastores da IURD estão estimulando os fiéis em cultos a boicotarem a atração da emissora concorrente e a assistirem a programação da Record. (segundo o site Verdade Gospel).

Bem, aí entra a questão da hipocrisia evangélica.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” – 1 Coríntios 10:23

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” – 1 Coríntios 6:12

Muitos evangélicos criticam as obras das trevas, do “mundão”, do meio secular, mas sempre estão lá para dar uma espiadinha. Já vi pastores fazerem anedota sobre a triste realidade de cristãos que chegam a faltar no culto para assistir o desfecho de uma novela. Sim, talvez seja possível que haja um interesse de audiência do meu irmão Edir nesta onda de protestos. Sim, é direito dos evangélicos fazerem campanha contra a novela entre seus irmãos de fé. Mas independente de questões espirituais e religiosas por conta do tema da trama, eu particularmente acho as novelas, um amontoado de fezes despejado na tela da tv. Assim como muitas pessoas criticam e difamam Jesus Cristo e o evangelho, me reservo ao direito de expressar minha opinião que está assegurada na Constituição Brasileira no seu 5º artigo. As novelas, quando assistidas por pessoas que tem caráter frágil, acabam desenvolvendo costumes, hábitos e valores distorcidos, como o costume de falar da vida alheia. Sim, pois o simples ato de assistir uma novela, é o ato de assistir a vida de outras pessoas, mesmo que de forma alegórica. E é mais do que comprovado o poder de influência no cotidiano do brasileiro. Quantas vezes ao longo deste ano ouvi pessoas dizendo coisas como: “você é quenem a Carminha”, “hoje é meu dia de Carminha”, etc…

O que fica é a imagem distorcida e generalizada de que o evangélico é uma pessoa ignorante, intolerante, extremista e fundamentalista. Cuidado, pode ser que um evangélico te abrace com um cinturão de explosivos atado ao corpo e você morra ou exploda um carro bomba em frente à uma boite GLS… Não duvido que se acontecesse um absurdo desses, culpariam os evangélicos.

Mas voltando ao embate de Glória Perez e os evangélicos, porque ela está tão interessada se esta campanha de boicote for apenas para o meio evangélico, já que ela tem os evangélicos por imbecis?

“Não fales ao ouvido do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.” – Provérbios 23:9

Ah, mano, se alguma coisa não me agrada, eu prefiro ignorá-la e isso não quer dizer que sou omisso, pois se algo me prejudicar ou se perguntarem minha opinião, certamente vou me manifestar, mas de maneira sensata e dentro dos parâmetros legais, principalmente no que diz respeito ao direito do próximo.

“A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.” – Provérbios 18:7

“De que serviria o preço na mão do tolo para comprar sabedoria, visto que não tem entendimento?” – Provérbios 17:1

“Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele.” – Provérbios 26:

 

 

2 Respostas

  1. Paulo Estêvão

    Porque.voces se dizem evangélicos e náo protestantes,sou CATOLICO e sou muito evangelico.

    4 de fevereiro de 2017 às 12:06 PM

    • akirarw

      Obrigado por visitar o blog, Paulo. Mas isso realmente importa? Eu só posso responder por mim, e digo que sou crente, evangélico, protestante, que sou de Jesus, filho de Deus, enfim, Só reconheço Jesus como o único caminho para chegar à Deus, sem nenhum intermediário, assim como Jesus disse nas Sagradas Escrituras

      4 de fevereiro de 2017 às 12:18 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s